• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Mais de 380 mil toneladas de pneus foram coletadas no Brasil em 2020

Em 2020, a Reciclanip coletou e destinou de forma ambientalmente correta mais de 380 mil toneladas do resíduo sólido em todo o país, quantia equivalente a 42,2 milhões de unidades de pneus de carros de passeio. A entidade foi criada em parceria com as fabricantes de pneus da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos.

A indústria nacional de pneus investiu no ano passado mais de R$ 68,6 milhões com o Programa de Logística Reversa de pneus inservíveis que atendeu 720 municípios durante o ano. Os estados que tiveram maior volume coletado (em toneladas) foram São Paulo (81 mil), Minas Gerais (24,9 mil), Paraná (19,6 mil), Amazonas (19,5 mil) e Mato Grosso do Sul (17, 2 mil).

Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os pontos de coleta são de responsabildade dos comerciantes e distribuidores. Devido à ausência destes no sistema de logística reversa, os pontos de coleta foram criados em parceria entre a Reciclanip com as prefeituras, que por sua vez cedem os terrenos, dentro de normas específicas de segurança e higiene, para receber os pneus inservíveis vindos de origens diversas.

O responsável pelo Ponto de Coleta solicita a retirada do material quando a quantidade de 2.000 pneus de passeio ou 300 pneus de caminhões for ultrapassada. A programa a retirada do montante com os transportadores conveniados.

O que fazer com pneus velhos?

Os consumidores podem se informar sobre onde levar os pneus inservíveis consultando a lista com todos os pontos de coleta que está no site www.reciclanip.com.br.

“É muito importante que o consumidor tenha consciência e não leve pneus velhos para casa. Ao comprar um pneu novo, o indicado é deixar seu pneu inservível na loja, que tomará as providências necessárias para que o material chegue até um ponto de coleta. Os pneus inservíveis descartados de forma incorreta contribuem para o agravamento das condições ambientais e de saúde nas cidades, e, se queimados de forma errada, geram poluição atmosférica”, diz Curt.

Desde o início do programa, em 1999, já foram destinadas mais de 5,6 milhões de toneladas. E desde 2010, ano do primeiro relatório de logística reversa de pneus do IBAMA, a Reciclanip vem ultrapassando sua meta de recolhimento em mais de 100%, tendo superado a meta deste período em 112,9 milhões de quilos (Kg).

O Brasil registra um passivo ambiental de 332 milhões de quilos (Kg) de pneus inservíveis cuja responsabilidade é dos importadores, que não atingem a meta em sua totalidade.

coleta pneus reciclagem
Foto: Reciclanip

Ciclo do Pneu

Após a coleta, que acontece em pontos destinados pelas prefeituras de mais de mil municípios, os pneus inservíveis são destinados às empresas trituradoras. Depois de processados, o material é reutilizado para diversos fins, como fabricação de tapetes para automóveis, pisos industriais e pisos para quadras poliesportivas, artefatos de borracha ou ainda em processos da indústria cimenteira

Além disso, também são utilizados na fabricação de percintas (indústrias moveleiras), solas de calçados, dutos de águas pluviais e siderurgia. Todas estas destinações são aprovadas pelo IBAMA como destinações ambientalmente adequadas.

Por Ciclovivo

YOU MIGHT ALSO LIKE

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino